1. INTRODUÇÃO
A lateralização, cujo termo vem do latim e quer dizer “lado”, tem sido tema para muitos autores que se dedicam ao estudo da psicomotricidade, da linguagem e das dificuldades de aprendizagem. Para Negrine (1986), é durante o crescimento que a lateralidade da criança se define naturalmente, podendo, também, ser determinada por fatores sociais ainda muito marcantes nos dias de hoje em nossa sociedade. Não é raro, por exemplo, encontrarmos famílias fazendo tentativas para influenciar a criança a utilizar a mão direita no lugar da esquerda, bem como pessoas adultas bem lateralizadas na infância, como os canhotos, que se tornaram destras.
Neste artigo, buscamos mostrar a importância que a Educação Física tem dentro do contexto educacional e a maneira como pode contribuir para que problemas de má lateralização sejam contornados, sempre com o intuito de facilitar o aprendizado da criança. A ação educativa é fundamental para colocar a criança nas melhores condições para que a aprendizagem lhe permita organizar e consolidar seu desenvolvimento.
Autores como Negrine, Freire, Romero e Fischer são unânimes em ressaltar que o desenvolvimento do domínio corporal é um dos fatores fundamentais no processo de aprendizagem do ser humano, em especial no período em que está na escola. Por essa razão, justamente nesse período em que está na escola, à criança devemos possibilitar todas as experimentações possíveis, inclusive a do corpo. E isso pode ser feito conduzindo a criança de forma que descubra o movimento como elemento mediador nas construções sobre ela mesma, sobre o outro e sobre o mundo...Procure pesquisar um pouco mais sobre o tema que iremos abordar.
Tema da aula dos terceiros A e B
Ailton Guimarães | 21:32 | Atividades | 0 comentários
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