Presidente do Conselho,vai á DIREC 02 protestar...

Partilhar

Contra  a forma como foi encaminhado o processo de eleição do conselho,e principalmente contra os "causuismos",que culminaram com a sua não inclusão na relação dos candidatos.O professor Leo,como é carinhosamente chamado pelos colegas e alunos,fez uma primeira gestão bastante atuante,e pleiteava sua reeleição,o profissional,foi ativo,na luta pela manutenção do ECASSA,e determinado e apóia os alunos,na reividicação por eleições diretas em 2013.Curiosamente,ele e o prof. Ailton,outro que defende a gestão democrática no colégio,se viram seciados nos seus legítimos direitos em participar do pleito no segmento professores.A justificativa,foi o sempre culpado "sistema"segundo a professora Airan,vice do noturno(cuja postura ética,e administrativa é inquestionável)houve um descuido sobre detalhes do pleito,e o sistema recusou os nomes.O fato é que justo os dois que incomodam tiveram seus direitos suprimidos.Segundo o Prof. Leo,o caso será levado para a ouvidoria da SEC/Ba,assim como outros casos que atentam contra a proposta de Gestão democrática,preconizada pelo governo do estado.

Votar em quê ????

Partilhar

Essa era a afirmativa que mais se ouvia ontem,no pleito para escolha dos representantes do conselho escolar.É incrível como no sétimo ano da gestão do Partido dos Trabalhadores,ainda presenciamos absurdos como esse de ontem...alunos sendo tratados como"tábuas rasas"escolhendo aqueles que definirão seus destinos escolar,sem ao menos um dia de esclarecimentos,e exposição das propostas,debates ou simples passagens em sala,explicando o que seria a tal votação. A impressão é que os gestores preferem assim,alienados,sem noção do que representa o conselho.Aliás,tinha candidato que nem sabia ao que estava concorrendo...realmente lamentável.Poucos votaram,mas vai valer do mesmo modo,isso é "gestão democrática"??????????????????????????/

Dia de "reencontros"...

Partilhar

Será importante entender,que esse evento,é uma ação dos nossos educadores,da área de humanas,com objetivos,voltados para evidenciar,as relações étnicas e culturais África/Brasil.Oportunizar novos conhecimentos sobre o tema,em forma de Arte,dança,costumes,e pesquisas. Em fim,não se trata de uma "competição"entre "cores",e sim uma celebração de união e mobilidade,por coisas que nos acreditamos e gostamos.

A Verde agora entrou com tudo...

Partilhar


Tarefa Beleza Negra...

Partilhar

Uma que certamente vai oferecer um belo espetáculo,é a tarefa da Beleza negra,as equipes sabem que cada detalhe será levado em conta e prometem um desfile de alto nível,é só esperar para ver...

Vem aí a caça ao tesouro,preparem-se...

Partilhar

Chegou a hora de mostrar competência e conhecimento dos conteúdos,da área de humanas...decifre as dicas,encontre as pistas e chegue ao valioso Tesouro !

Partilhar


A Vermelha tirou onda...

Partilhar

A equipe vermelha que estava em quarto,mostrou que organização e mobilização é tudo...a Preta luta heroicamente e não se entrega,a verde ainda mostra força...mas a azul,precisa seguir o exemplo da vermelha,pois tem componentes fortes e ainda podem chegar...

Partilhar


Reação da Vermelha...

Partilhar



Tarefa dos costumes e das relações...

Partilhar

As equipes deverão elaborar, apresentação de uma manifestação de costumes,e ou arte,lazer,ou manifestação cultural:África/Brasil.   A tarefa será avaliada,levando se em conta os seguintes critérios:coerência com o tema,idumentária,e produção visual...também será observado o quesito pontualidade e principalmente a manifestação das torcidas.

Disputa equilibrada...

Partilhar


A batalha na internet está emocionante,as quatro equipes já estiveram na frente...

Tarefa na Faixa...

Partilhar

As equipes deverão:elaborar uma faixa,alusiva ao evento,com as características de cor,e nome das respectivas equipes...mensagens de apoio ás questões sociais e humanísticas da África,justiça e paz,serão bem vindas...nada que seja ofensivo a pessoas será tolerado.   (pontuação:60) . serão validadas as faixas fixadas em ponto evidente da área do ECASSA... as mesmas deverão estar no mínimo oito dia antes do evento.para registro oficial.

Tarefa da caracterização...

Partilhar

As equipes deverão estar devidamente caraterizadas com a cor da região,podendo utilizar:camisas,bandanas ou adereços alusivos á cor...

Prepare sua dança...

Partilhar

Atenção: a dança deverá ser característica da região que a equipe representa...pesquise,produza e mostre nossa força !!!!

Atenção gincanistas...

Partilhar

escolham componentes equilibrados,evitem os que gostam de chamar atenção com polemicas bobas,lembrem que o objetivo maior é coletivo...identifique nos grupos quais componentes tem talentos e quais,,,as  tarefas estão sendo lançadas antes para que tenham tempo de prepara las bem.

O que todos precisam saber...

Partilhar

Norte da África: como o próprio nome já diz, é a área situada ao norte do continente e que vem a ser banhado pelo Mar Mediterrâneo, em sua maioria, fazendo parte desta região cinco países. Também não se pode esquecer que ao sul desta região se encontra o deserto do Saara.
Oeste da África: é uma região muito confusa do ponto de vista político. São quinze nações que dividem um espaço caracterizado por áreas desérticas (Saara, ao norte) e florestas tropicais. Em sua economia local, a exploração de petróleo destaca-se com uma atividade bem atraente para os países.
África Central: caracterizada pelos inúmeros conflitos da década de 90 que marcaram profundamente a região, a África Central ficou conhecida no mundo pelos conflitos no Zaire que o transformaram em República Democrática do Congo. Oito países fazem parte desta região, destacada por grandes florestas tropicais em razão de estar na latitude 0 do globo.
Leste da África: também conhecida como “Chifre da África”, por sua forma física do extremo leste africano, é uma área bem diversificada por ter países bem estruturados e urbanizados, como é o caso do Quênia, e em contraponto a isto, existe à Somália e Etiópia, nações mergulhadas em problemas gerados pelas suas guerras civis. Nesta região encontram-se dez países bem distintos, tantos nos aspectos físicos como humanos. É na divisa entre Uganda, Tanzânia e Quênia que existe o lago Vitória, que é considerado a nascente do rio Nilo.

Sul da África: o extremo sul africano é representado pelas diferenças existente ente os onze países no campo sócio-econômico, principalmente, pois o contraste entre a África do Sul, nação bem desenvolvida, se comparada aos outros países africanos, em relação aos demais é visivelmente percebido. Este país exerce um poder centralizador nesta região, onde a economia é seu ponto forte. Observa-se também uma diversidade natural neste espaço, em razão de possuir grandes vales férteis e vastos desertos como o Kalahari, sendo no delta do Okavango (Botsuana) acontece uma das maiores e mais impressionantes migrações do mundo, a dos gnus.

Partilhar


importante saber...

Partilhar

O termo “berço da humanidade” é dado em razão da África abrigar uma das civilizações mais antigas e intrigantes do globo, os egípcios, que formaram um poderoso “império” a 4 mil anos atrás. Portanto, toda essa riqueza cultural e natural existente no continente, torna a África um espaço muito particular.
Em consequência a esta diversidade, não é tarefa fácil dividir a África por regiões devido a sua heterogenidade ao longo do continente. Porém, pode-se definir duas formas básicas de classificação regional: as questões físicas (localização geográfica) e questões humanas (cultura/ocupação)
África: cinco regiões num continente
Ao visualizar um mapa da África, pode-se ver que dividir o mesmo por regiões a partir da sua localização espacial nos sentidos Norte, Sul, Leste e Oeste é bem possível. Dessa forma, classifica-se o continente em cinco regiões distintas quanto a sua posição geográfica: Norte da África, Oeste da África, África Central, Leste da África e Sul da África.            Atividade de fundamentação teórica para a Ginkanafricanizada 2012.        EDUCAÇÂO FÍSICA Cultural.

Tarefa dança...

Partilhar

Cada equipe deverá apresentar um grupo de dança Afro,característica da região que representa...tempo mínimo 03 / max 05mts. Os envolvidos deverão estar devidamente caraterizado.Será observado criação,produção,roteiro coerente,animação e organização.

Dignidade de um povo atravez do Esporte...

Partilhar

 

Kipruto vence com recorde em Paris

Com o tempo de 2h05m44seg, o queniano Vincente Kipruto foi o grande vencedor da 33ª edição da Maratona de Paris com direito a recorde, neste domingo de manhã. O atleta de 22 anos cruzou a linha de chegada 30 segundos à frente do segu
Ampliar FotoAgência/Reuters

   Povos sofridos,marcados pelos conflitos étnicos,e guerrilhar de bandidos armados,que escravizam crianças,e roubam as riquezas do seu valioso sub solo.O continente Africano vem sendo explorado,sua cultura hostilizada,seus filhos escravos por força das armas e do preconceito plantado no mundo ocidental. No entanto,quando esses guerreiros da Paz,calçam suas sapatilhas de corridas,seus tênis de saltos,se tornam reis...são dignos,são campeões mundiais,suas bandeiras tremulam sobre todas as outras nações.

Partilhar


Gincana Afrocultural...

Partilhar

cada Equipe representará uma região da África,os países se agruparão geograficamente,com suas seleções.Verifique a qual região a sua pertence,e a cor respectivamente.160 componentes é o máximo...40 é o mínimo.Procure entender sobre:A cultura,a história,e a atual realidade dos países que formam sua região.

Partilhar

Localização do Congo

No século XV, o reino do Congo dominou vários povos da região centro-oeste da África. No entanto, a partir do século XVI, com a presença europeia, a área tornou-se base do tráfico de escravos. Em 1891, o Congo passou a ser colônia francesa. Com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o país iniciou seu processo de independência, obtida somente em 15 de agosto de 1960.

Localizado na porção centro-oeste do continente africano, a República do Congo (Congo) é cortada pela linha do Equador. Seu território está situado entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, portanto, o país pertence à Zona climática intertropical. Seu clima varia: ao norte, equatorial; ao sul, tropical.

Essa nação faz fronteiras com Gabão (a oeste), Camarões (a noroeste), República Centro-Africana (ao norte), República Democrática do Congo (a leste), Angola, através de Cabinda (ao sul), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (a sudoeste). A capital nacional é a cidade de Brazzaville.

Com extensão territorial de 342.000 quilômetros quadrados, o Congo apresenta 50% de sua área coberta por florestas tropicais. A população totaliza 3.683.182 habitantes, sendo a densidade demográfica de 10,7 habitantes por quilômetro quadrado. Os congoleses concentram-se na costa e nos arredores de Brazzaville, vivendo da agricultura e da pecuária.

A economia do país baseia-se nas atividades primárias, com destaque para a mineração: diamante, cobre, petróleo e cobalto. A produção petrolífera nas plataformas marítimas de Pointe-Noire é responsável por aproximadamente 80% das receitas econômicas do país.
A população nacional sofre com vários problemas de ordem socioeconômica. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Congo é de 0,489; a subnutrição atinge 22% dos habitantes, cerca de 20% dos congoleses são analfabetos; a taxa de mortalidade infantil é de 79 óbitos a cada mil nascidos vivos. Além de todos esses problemas, o país sofre com conflitos étnicos e regimes políticos autoritários. Na década de 1990, uma guerra civil no Congo resultou na morte de mais de 10 mil pessoas.

Partilhar


Mais sobre Camarões...

Partilhar

A República dos Camarões está situada na parte ocidental da África Central, a norte da linha do equador. Tem 402 quilómetros de costas. banhadas pelo Atlântico, ao fundo do golfo da Guiné.
Superfície -
475 442 km2 (aproximadamente a mesma de Espanha).
Governo -
República independente desde 1965.
Capital -
Yaoundé.
Moeda -
A unidade monetária dos Camarões é o franco CFA. Um euro equivale a 655 francos CFA.
Idiomas -
A língua predominante é o francês, embora o inglês também se fale em algumas regiões, além dos dialectos locais.


Sobre Camarões...

Partilhar

Camarões

São duzentas as etnias que povoam a República dos Camarões. Os pigmeus formaram a primeira peça do mosaico étnico nacional. Os europeus deixaram marcas profundas. Hoje, cerca de quinhentos reis colaboram na administração de um país repleto de riquezas culturais