Partilhar

1.R. A matéria orgânica em decomposição nos lixões atrai insetos, ratos e outros animais que transmitem doenças; produz um caldo negro, o chorume, que contém produtos tóxicos, como o chumbo e o mercúrio, vindos de tintas, solventes, pilhas lâmpadas fluorescentes, etc. Esse material pode contaminar o lençol freático que abastece os poços de água domésticos e os rios da região.

2. R. Aterro sanitário é um local onde se deposita o lixo, mas com impermeabilização do terreno e com tratamento dos gases e do chorume. Nos lixões não existem esses cuidados. A vantagem do aterro é não polui o ambiente.

3. R. A incineração tem a vantagem de diminuir muito o volume de lixo. Além disso, a queima do lixo contaminado de hospitais e de algumas industrias elimina os organismos que causam doenças. A desvantagem é que, para evitar a poluição do ar, há a necessidade de instalação de filtros e equipamentos especiais, o que encarece o processo.

4. R. Compostagem é o processo de Transformação dos restos orgânicos do lixo em adubo.

5. R. A reciclagem evita a poluição do solo e da água, diminui o volume do lixo que vai para aterros sanitários e lixões; gera trabalho para muita gente.

6. R. Para reduzir o volume de lixo podemos tomar as seguintes medidas: não jogar lixos nas praias nem nas ruas; evitar produtos descartáveis; doar, em vez de jogar fora, roupas,brinquedos antigos e utensílios de casa que ainda puderem ser aproveitados; separar vidros, jornais, latas e embalagens de papel para vender para os catadores de rua, se não houver coleta seletiva na cidade.

0 comentários:

Postar um comentário