Atividade, de Educação Física, fundamentação teórica.Danças e costumes juninos...

Partilhar

O forró e o samba, possuem as mesmas raízes, ou seja, ambos se originaram da mistura de influências africanas e européias. “Na música nordestina, um toque indígena, uma pitada européia, um tempero africano; é só degustar…” já citava um dos especialistas no assunto.
Porém, a origem da palavra forró é controversa. É certo que o ritmo nasceu no Nordeste e foi apresentado ao Sul do país por Luiz Gonzaga nos anos 40. Mas quando, onde e como ele apareceu lá no sertão ainda é, de certo modo, um mistério que vem dividindo muitos estudiosos e músicos.
Há a versão mais popular de sua origem, até transformada em canção por Geraldo Azevedo em 1982, “For All” Para Todos: a de que o nome viria dos dizeres “For All” (em inglês “para todos“). A frase vinha escrita nas portas dos bailes promovidos pelos ingleses em Pernambuco, no início do século, quando eles vieram para cá construir ferrovias. Se a placa estivesse lá era sinal de que todos podiam entrar na festa, regada a ritmos dançantes que prenunciavam o forró de hoje, e essa era a versão defendida por Luiz Gonzaga. Nestes bailes tocavam todos os tipos de música e também o ritmo precursor do forró atual.
A segunda versão é dada pelo historiador e pesquisador da cultura popular Luís da Câmara Cascudo, que diz que a origem é o termo africano “forrobodó“, que significaria festa, bagunça.
Em alguns povoados pequenos do país (como na Ilha Grande- RJ ou na Ilha do Mel- PR) forró significa bailão popular ou arrasta pé, onde se dança de tudo. Podemos didáticamente, dividir o forró em:
1. Como ritmo de dança e música: baião, xote, xaxado, côco, quadrilhas juninas:
· O baião: sua origem remonta ao século XIX, no nordeste do país, mas faltam informações precisas para esse início. Segundo alguns, a palavra vem de ” baiano”. O baião veio do lundu e era dançado em roda; um dos presentes intimava os outros a dançar por meio de umbigadas e toques de castanholas. A popularização do ritmo se deu mesmo a partir da década de 40, com Luiz Gonzaga, pernambucano que veio para o Rio de Janeiro e gravou inúmeras músicas, que falavam do cotidiano nordestino.
· O xote: ritmo de origem européia que surgiu dos salões aristocráticos da época da Regência – final do séc XIX. Conhecido originalmente com o nome schottisch, dominou no período do Segundo Reinado incorporando-se depois às funções populares urbanas, passando a ficar conhecido como chótis e finalmente xote. Saiu dos salões urbanos para incorporar-se às regiões rurais, onde muitas vezes aparece com outras denominações.
· O xaxado: o nome provém do som que os sapatos faziam no chão ao se dançar; é uma dança do agreste e sertão pernambucano, bailada inicialmente somente por homens, que remonta da década de 20. O acompanhamento era puramente vocal, melodia simples, ritmo ligeiro, e letra agressiva e satírica. Tornou-se popular pelos cangaceiros do grupo de Lampião.
· O côco: dança de roda do norte e nordeste do Brasil, fusão da musicalidade negra e cabocla. Acredita-se que tenha nascido nas praias, daí a sua designação. O ritmo sofreu várias alterações com o aparecimento do baião nas caatingas e agreste. Como compositor que popularizou o ritmo podemos citar Jackson do Pandeiro.
· As quadrilhas juninas: são de natureza rural, da tradição européia, do culto ao fogo, anteriores ao cristianismo. A Igreja Cristã adaptou a festa de São João para absorver os cultos agrários pagãos. No Brasil a festa é acompanhada de muita música e dança: a quadrilha (dança das Cortes européias), o baião, o xote entre outros.
2. Como estilo musical: forró tradicional ( estilo Luiz Gonzaga), forró malícia ( estilo Genival Lacerda), Forró Eletrônico ou “Oxentemusic” ( estilo Mastruz com Leite), forró universitário ( estilo Fala Mansa). O forró teve sua “primeira ressurreição” inicialmente em meados dos anos 90, com algumas alterações em relação ao seu perfil original com o surgimento de novos grupos musicais: “A maioria destes grupos se formou após a febre da lambada e a música que eles fazem é chamada de lambaforró. A dança também se modificou, assimilando passos da lambada (principalmente os giros)” afirma Dominguinhos. A partir do ano 2000 houve uma segunda ressurreição do forró com o “forró universitário” surgido entre universitários de São Paulo e na região de Itaúnas no Espírito Santo, todos jovens que redescobriram o jeito romântico e melódico dos xotes de Luiz Gonzaga e começaram a surgir bandas hoje já reconhecidas como Fala Mansa, Rastapé e muitas outras. A dança é “colada” e tem também variações afastadas e há um grande molejo de corpo. Podemos concluir, portanto, que o forró é um caldeirão de culturas de várias épocas e regiões que vai se modificando e se adaptando a cada geração. Importante lembrar que forró inicialmente designava apenas a festa ou baile dançante e o local onde acontecia. Só mais tarde passou a ser também um gênero musical e de dança que engloba diversas variações. O gênero se espalhou por todo o país e hoje é quase uma paixão nacional.
                                                               

A informação, é um "santo remédio" Temas do debate dos grupos.

Partilhar


A Dengue é classificada como uma virose, ou seja, uma enfermidade causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa saudável através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.

Esta doença pode se manifestar de duas maneiras: a dengue clássica e a dengue hemorrágica. 

Dengue Clássica

Os sintomas são mais leves. O doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a baixar a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Na forma clássica, dificilmente ocorrem complicações, porém alguns doentes podem apresentar quadros de hemorragias leves na boca e também no nariz. 

Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez)

Neste caso a enfermidade apresenta-se de forma mais grave. Nos cinco dias iniciais, os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Contudo, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias (sangramentos) em vários órgãos do corpo e choque circulatório. Podem ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais fortes e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não acontecendo um acompanhamento médico e tratamento adequado, a pessoa doente pode falecer. 

É no verão que esta doença faz um número maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra excelentes condições de reprodução. Nesta época do ano, as temperaturas altas e o alto índice pluviométrico (grande quantidade de chuvas)

propriedades dos alimentos...

Partilhar


A celulite é um dos maiores pesadelos femininos: apesar de quase todas apresentarem os odiados furinhos em alguma parte do corpo, a pele lisinha nas coxas, bumbum e barriga é o sonho de 10 entre 10 mulheres. Para isso, vale a pena lançar mão de alguns cuidados que podem fazer toda a diferença na aparência da pele.( Veja nos links á baixo mais informações, sobre as propriedades dos alimentos:)
De acordo com o dermatologista Caio Shwafaty de Siqueira, da clínica  Skinlyde de São Paulo, o hormônio feminino estrogênio tem grande papel tanto no acúmulo localizado de gordura quando no acúmulo localizado de líquidos - e, por isso, as mulheres são mais predispostas a apresentar o problema.
"A celulite é uma cicatriz que surge na gordura da pele após um processo inflamatório por acúmulo excessivo de líquidos. O uso de anticoncepcional hormonal e o excesso de peso contribuem para agravar o problema", explica. Por isso, o especialista aconselha uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos como passos fundamentais para controlar o peso, reduzir o percentual de gordura do corpo e melhorar a aparência da celulite.  Esse texto, será complementado, e entendido, no debate dos Grupos.

Tem Brasileiro entre os melhores...

Partilhar

Em jogo com a Oracle Arena,em Oakland, lotada (e ingressos de camarote a R$ 300 mil) o Golden State foi um time. Seus titulares foram bem no ataque e na defesa e os reservas foram excepcionais (marcaram 31 pontos, o rival menos da metade), enquanto o Cleveland  Cavaliers sobreviveu graças a Kyrie Irving e LeBron James. Principalmente LeBron. Praticamente jogando sozinho, o astro teve um de suas maiores atuações na carreira, marcando 44 pontos, sua maior marca em playoffs e a melhor na temporada. Mas não adiantou. No fim, o coletivo do Golden State Warriors levou a melhor: 108 a 100 na prorrogação (o tempo normal ficou  98 a 98). Abriu 1 a 0. E o próximo jogo desta melhor de sete ocorrerá neste domingo.

Aprender, como protagonista, faz bem, e funciona !

Partilhar

 Aluno Repórter na Era Digital, não traz apenas o nome, os integrantes e a matéria como novidade, também inova com a introdução de uma série de recursos tecnológicos que vem como sugestões para o desenvolvimento de atividades envolvendo recursos tecnológicos que vem como sugestões para o desenvolvimento de atividades envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas a educação. O uso dessas tecnologias só vem contribuir  com a motivação dos educandos na realização de atividades pedagógicas, o que por sua vez possibilita, de maneira impar, o processo de aprendizagem dando espaço a produção de saberes e a construção de conhecimentos. 

A família pode ajudar bastante, e a Escola tem que buscar o melhor, é biológico, é evidente !

Partilhar

O consumo alimentar inadequado, por períodos prolongados, resulta em
esgotamento das reservas orgânicas de micronutrientes, trazendo como consequência
para as crianças e adolescentes retardo no desenvolvimento, redução na atividade
física, diminuição na capacidade de aprendizagem, baixa resistência as infecções e
maior suscetibilidade a doenças.
Entretanto a influência dos pais também deve ser avaliada, porque as crianças
adquirem seus hábitos primeiramente em casa, a criança que convive com a família que tem
uma alimentação diversificada tem maior probabilidades de ter hábitos saudáveis no futuro.
Segundo Davanço, Taddei e Gaglianone (2004 apud CAVALCANTI, 2009, p. 23), “A
frequência com que os pais mostram hábitos alimentares saudáveis está associada á ingestão
alimentar da criança: o que, por sua vez, tem implicações de longo prazo sobre o comportaento alimentar do filho .


Introduzir hábitos alimentares saudáveis logo cedo, uma estrategia que pode render frutos...

Partilhar


O estímulo à alimentação saudável deve envolver os familiares, destaca Liliane Bittencourt, doutora em saúde coletiva e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). "Não adianta trabalhar apenas com as crianças se a rede social da qual ela faz parte tem hábitos opostos. Por mais que as crianças sejam ótimas multiplicadoras e consigam envolver a família, é muito injusto que elas tenham que assumir essa responsabilidade, pois o cuidado com as crianças é papel dos adultos", afirma. "Um dos principais problemas é a referência. Não adianta dizer para a criança que é bom comer fígado e você rejeitar o fígado na frente dela."
Patricia Grantham aponta mais alguns erros que os adultos cometem em relação à alimentação das crianças, como distraí-las com a televisão enquanto alguém leva a colher à sua boca, apresentar guloseimas como prêmios, fazer ameaças do tipo "você não vai brincar se não comer" e usar o medo como estratégia (falando que há um "monstro" no ambiente, por exemplo). Para incluir a família no trabalho de educação alimentar, a nutricionista conta que realiza palestras e encontros com os pais para discutir a alimentação infantil em casa e na escola.
A advogada Diana Arruda conta que não se sentia sozinha em suas reclamações nas reuniões de pais. "Embora alguns façam cara feia e digam que é exagero, muitos outros apoiam. Sinto a diretora preocupada com o tema e disposta a ouvir. Acho que tem crescido a preocupação com a alimentação nas escolas." Patricia diz que são muitos os casos de famílias que, além da busca por um bom trabalho pedagógico, procuram uma escola também com "a expectativa de introduzir ou modificar hábitos alimentares, muitas vezes não adequados.