O esporte não é nem bom, nem ruim; é simplesmente o que fazemos dele. Sua implantação nas escolas contribuirá, sem dúvida, para a construção de uma cultura esportiva. Essa sua dimensão, a função educativa, ainda bastante negligenciada no Brasil, não está associada à quebra de limites, a recordes, à superação das próprias forças. Expressa uma atividade que deve ser regular, contínua e dosada do esforço humano, orientada para o movimento corporal, a formação e o desenvolvimento do físico, a manutenção da energia e do entusiasmo, a promoção da saúde e elemento constitutivo do processo civilizador. Conduta, trabalho em equipe, cooperação e amizade são a contraface de seu caráter competitivo. As perguntas são: qual a opção da Escola? o plano que concede, essa prática, contempla quais tipos de projetos ?, a Escola está equipada, de forma estrutural e logística, para aplicar com eficiência o que a intenção prevê ? na maioria das vezes, não ! mas nesse momento, é preciso construir novos paradigmas, ter muito cuidado, quando fizermos a opção pelo tipo de esportes não só a modalidade, mas a finalidade, traçar objetivos progressistas, mas compatíveis, realizáveis, o aluno se sente fortalecido, quando percebe que aí existe algo que valha realmente a pena. ( Guimarães 2/23 )
O esporte é o que fazemos dele !
Ailton Guimarães | 15:43 | | 0 comentários
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