“Há 20 anos ela está entre nós. Chega no formato de dança pelas ondas da TV em 1983, deixando muitos adolescentes impressionados pelas performances que se fundiam nos movimentos de mímica, passando por uma espécie de simulação de golpes marciais e gestos robóticos que se completam com acrobacias similares a capoeira. Não demora muito e logo esta febre é substituída pelo que conhecemos como funk carioca. Mas, em outros estados, como é o caso de São PHá 20 anos ela está entre nós. Chega no formato de dança pelas ondas da TV em 1983, deiA música afro-americana continuou a evoluir, mesmo nos dias de hoje. Muitos elementos das canções das fazendas, do blues, do jazz e do gospel encontraram um caminho nas formas mais novas da música afro-americana, tais como o hip hop. Esta música começou no Bronx no final dos anos 1970. Como a maioria de suas predecessoras, desenvolveu-se a partir de uma necessidade de jovens afro-americanos de se expressar e também de expressar o mundo à sua volta. Diferentemente das formas mais antigas da música afro-americana, o hip hop coloca grande ênfase tanto no canto rimado quanto na batida. Como o blues, é uma forma de contar histórias, usada para revelar as realidades duras, as esperanças e os sonhos do dia a dia. Também se parece com o jazz no seu andamento mais animado e na ênfase na dança. Em vez de instrumentos tradicionais ao vivo, os artistas do hip hop tendem a fazer uso de equipamentos modernos, tais como toca-discos e mesas de som.xando muitos adolescentes impressionados pelas performances que se fundiam nos movimentos de mímica, passando por uma espécie de simulação de golpes marciais e gestos robóticos que se completam com acrobacias similares a capoeira. Não demora muito e logo esta febre é substituída pelo que conhecemos como funk carioca. Mas, em outros estados, como é o caso de São Paulo, ela resiste e assume um papel especial na vida dos
Após a guerra civil norte-americana, os versos rimados e as baladas tornaram-se populares e o blues começou a assumir sua forma atual. A música dos espetáculos com cantores caracterizados de negros (os black minstrel shows), as bandas de instrumentos de corda, os conjuntos de metais e os pianos mecânicos passaram a chamar atenção e gêneros como o cakewalk (dança que consistia de um casal de mãos dadas, inventada provavelmente por escravos que parodiavam as atitudes dos seus amos) e o ragtime surgiram pouco a pouco. Tendo aparecido no sul e no centro-oeste dos Estados Unidos, o ragtime alcançou sua forma clássica na década de 1890, em Saint Louis
Neste caso, cabe ressaltar que o próprio rapper Marcelo D2, antes mesmo de formar o Planet Hemp, volta e meia nos visitava, já que as nossas reuniões ocorriam todos os sábados no CEAP (Centro de Articulação às Populações Marginalizadas), na Rua da Lapa (centro), sendo a sua barraca de camelô no Largo da Carioca...
Neste caso, cabe ressaltar que o próprio rapper Marcelo D2, antes mesmo de formar o Planet Hemp, volta e meia nos visitava, já que as nossas reuniões ocorriam todos os sábados no CEAP (Centro de Articulação às Populações Marginalizadas), na Rua da Lapa (centro), sendo a sua barraca de camelô no Largo da Carioca...
O JAZZ E SEUS ANTECESSORES |
Após a guerra civil norte-americana, os versos rimados e as baladas tornaram-se populares e o blues começou a assumir sua forma atual. A música dos espetáculos com cantores caracterizados de negros (os black minstrel shows), as bandas de instrumentos de corda, os conjuntos de metais e os pianos mecânicos passaram a chamar atenção e gêneros como o cakewalk (dança que consistia de um casal de mãos dadas, inventada provavelmente por escravos que parodiavam as atitudes dos seus amos) e o ragtime surgiram pouco a pouco. Tendo aparecido no sul e no centro-oeste dos Estados Unidos, o ragtime alcançou sua forma clássica na década de 1890, em Saint Louis
O JAZZ E SEUS ANTECESSORES |
Após a guerra civil norte-americana, os versos rimados e as baladas tornaram-se populares e o blues começou a assumir sua forma atual. A música dos espetáculos com cantores caracterizados de negros (os black minstrel shows), as bandas de instrumentos de corda, os conjuntos de metais e os pianos mecânicos passaram a chamar atenção e gêneros como o cakewalk (dança que consistia de um casal de mãos dadas, inventada provavelmente por escravos que parodiavam as atitudes dos seus amos) e o ragtime surgiram pouco a pouco. Tendo aparecido no sul e no centro-oeste dos Estados Unidos, o ragtime alcançou sua forma clássica na década de 1890, em Saint Louis, no estado do Missouri, que foi a escola dos pianistas do gênero, liderados por Scott Joplin. Na primeira década do século XX, as práticas musicais dos negros se uniram para formar uma nova música denominada jazz que, tendo surgido em Nova Orleans, espalhou-se posteriormente por todo o país. Entre os inovadores de jazz mais importantes da primeira metade do século XX encontram-se Louis Armstrong, Fletcher Henderson, Billie Holiday, Duke Ellington e Dizzy Gillespie., no estado do Missouri, que foi a escola dos pianistas do gênero, liderados por Scott Joplin. Na primeira década do século XX, as práticas musicais dos negros se uniram para formar uma nova música denominada jazz que, tendo surgido em Nova Orleans, espalhou-se posteriormente por todo o país. Entre os inovadores de jazz mais importantes da primeira metade do século XX encontram-se Louis Armstrong, Fletcher Henderson, Billie Holiday, Duke Ellington e Dizzy Gillespie.jovens das periferias, se fortalecendo e se materializando em mais três elementos: música (rap), arte plástica (graffiti) e a figura do dj. Em 1992, o Rio de Janeiro reage – só que agora em número sumário de adeptos – e, ao contrário de antes, a apresenta através do discurso geopolítico de jovens do subúrbio que vêem nela uma forma de cantar os sentimentos e indignações, contra uma sociedade discriminatória. Nomes como Consciência Urbana (aonde o rapper e ator Big Richard – Turma do Gueto – era líder), NAT, Poesia Sobre Ruínas, RRR, Damas do Rap, Filhos do Gueto, Gabriel, O Pensador e Geração Futuro (cujo MV Bill era líder), colaboram para a popularização, não apenas do nome, como também do seu conceito, representando uma entidade existente até os dias de hoje: a ATCON (Associação Atitude Consciente).
“Há 20 anos ela está entre nós. Chega no formato de dança pelas ondas da TV em 1983, deixando muitos adolescentes impressionados pelas performHá 20 anos ela está entre nós. Chega no formato de dança pelas ondas da TV em 1983, deixando muitos adolescentes impressionados pelas performances que se fundiam nos movimentos de mímica, passando por uma espécie de simulação de golpes marciais e gestos robóticos que se completam com acrobacias similares a capoeira. Não demora muito e logo esta febre é substituída pelo que conhecemos como funk carioca. Mas, em outros estados, como é o caso de São Paulo, ela resiste e assume um papel especial na vida dos jovens das periferias, se fortalecendo e se materializando em mais três elementos: música (rap), arte plástica (graffiti) e a figura do dj. Em 1992, o Rio de Janeiro reage – só que agora em número sumário de adeptos – e, ao contrário de antes, a apresenta através do discurso geopolítico de jovens do subúrbio que vêem nela uma forma de cantar os sentimentos e indignações, contra uma sociedade discriminatória. Nomes como Consciência Urbana (aonde o rapper e ator Big Richard – Turma do Gueto – era líder), NAT, Poesia Sobre Ruínas, RRR, Damas do Rap, Filhos do Gueto, Gabriel, O Pensador e Geração Futuro (cujo MV Bill era líder), colaboram para a popularização, não apenas do nome, como também do seu conceito, representando uma entidade existente até os dias de hoje: a ATCON (Associação Atitude Consciente). Neste caso, cabe ressaltar que o próprio rapper Marcelo D2, antes mesmo de formar o Planet Hemp, volta e meia nos visitava, já que as nossas reuniões ocorriam todos os sábados no CEAP (Centro de Articulação às Populações Marginalizadas), na Rua da Lapa (centro), sendo a sua barraca de camelô no Largo da Carioca...ances que se fundiam nos movimentos de mímica, passando por uma espécie de simulação de golpes marciais e gestos robóticos que se completam com acrobacias similares a capoeira. Não demora muito e logo esta febre é substituída pelo que conhecemos como funk carioca. Mas, em outros estados, como é o caso de São Paulo, ela resiste e assume um papel especial na vida dos jovens das periferias, se fortalecendo e se materializando em mais três elementos: música (rap), arte plástica (graffiti) e a figura do dj. Em 1992, o Rio de Janeiro reage – só que agora em número sumário de adeptos – e, ao contrário de antes, a apresenta através do discuHá 20 anos ela está entre nós. Chega no formato de dança pelas ondas da TV em 1983, deixando muitos adolescentes impressionados pelas performances que se fundiam nos movimentos de mímica, passando por uma espécie de simulação de golpes marciais e gestos robóticos que se completam com acrobacias similares a capoeira. Não demora muito e logo esta febre é substituída pelo que conhecemos como funk carioca. Mas, em outros estados, como é o caso de São Paulo, ela resiste e assume um papel especial na vida dos jovens das periferias, se fortalecendo e se materializando em mais três elementos: música (rap), arte plástica (graffiti) e a figura do dj. Em 1992, o Rio de Janeiro reage – só que agora em número sumário de adeptos – e, ao contrário de antes, a apresenta através do discurso geopolítico de jovens do subúrbio que vêem nela uma forma de cantar os sentimentos e indignações, contra uma sociedade discriminatória. Nomes como Consciência Urbana (aonde o rapper e ator Big Richard – Turma do Gueto – era líder), NAT, Poesia Sobre Ruínas, RRR, Damas do Rap, Filhos do Gueto, Gabriel, O Pensador e Geração Futuro (cujo MV Bill era líder), colaboram para a popularização, não apenas do nome, como também do seu conceito, representando uma entidade existente até os dias de hoje: a ATCON (Associação Atitude Consciente).
Neste caso, cabe ressaltar que o próprio rapper Marcelo D2, antes mesmo de formar o Planet Hemp, volta e meia nos visitava, já que as nossas reuniões ocorriam todos os sábados no CEAP (Centro de Articulação às Populações Marginalizadas), na Rua da Lapa (centro), sendo a sua barraca de camelô no Largo da Carioca...rso geopolítico de jovens do subúrbio que vêem nela uma forma de cantar os sentimentos e indignações, contra uma sociedade discriminatória. Nomes como Consciência Urbana (aonde o rapper e ator Big Richard – Turma do Gueto – era líder), NAT, Poesia Sobre Ruínas, RRR, Damas do Rap, Filhos do Gueto, Gabriel, O Pensador e Geração Futuro (cujo MV Bill era líder), colaboram para a popularização, não apenas do nome, como também do seu conceito, representando uma entidade existente até os dias de hoje: a ATCON (Associação Atitude Consciente).
Neste caso, cabe ressaltar que o próprio rapper Marcelo D2, antes mesmo de formar o Planet Hemp, volta e meia nos visitava, já que as nossas reuniões ocorriam todos os sábados no CEAP (Centro de Articulação às Populações Marginalizadas), na Rua da Lapa (centro), sendo a sua barraca de camelô no Largo da Carioca...aulo, ela resiste e assume um papel especial na vida dos jovens das periferias, se fortalecendo e se materializando em mais três elementos: música (rap), arte plástica (graffiti) e a figura do dj. Em 1992, o Rio de Janeiro reage – só que agora em número sumário de adeptos – e, ao contrário de antes, a apresenta através do discurso geopolítico de jovens do subúrbio que vêem nela uma forma de cantar os sentimentos e indignações, contra uma sociedade discriminatória. Nomes como Consciência Urbana (aonde o rapper e ator Big Richard – Turma do Gueto – era líder), NAT, Poesia Sobre Ruínas, RRR, Damas do Rap, Filhos do Gueto, Gabriel, O Pensador e Geração Futuro (cujo MV Bill era líder), colaboram para a popularização, não apenas do nome, como também do seu conceito, representando uma entidade existente até os dias de hoje: a ATCON (Associação Atitude Consciente).
Neste caso, cabe ressaltar que o próprio rapper Marcelo D2, antes mesmo de formar o Planet Hemp, volta e meia nos visitava, já que as nossas reuniões ocorriam todos os sábados no CEAP (Centro de Articulação às Populações Marginalizadas), na Rua da Lapa (centro), sendo a sua barraca de camelô no Largo da Carioca...rso geopolítico de jovens do subúrbio que vêem nela uma forma de cantar os sentimentos e indignações, contra uma sociedade discriminatória. Nomes como Consciência Urbana (aonde o rapper e ator Big Richard – Turma do Gueto – era líder), NAT, Poesia Sobre Ruínas, RRR, Damas do Rap, Filhos do Gueto, Gabriel, O Pensador e Geração Futuro (cujo MV Bill era líder), colaboram para a popularização, não apenas do nome, como também do seu conceito, representando uma entidade existente até os dias de hoje: a ATCON (Associação Atitude Consciente).
Neste caso, cabe ressaltar que o próprio rapper Marcelo D2, antes mesmo de formar o Planet Hemp, volta e meia nos visitava, já que as nossas reuniões ocorriam todos os sábados no CEAP (Centro de Articulação às Populações Marginalizadas), na Rua da Lapa (centro), sendo a sua barraca de camelô no Largo da Carioca...aulo, ela resiste e assume um papel especial na vida dos jovens das periferias, se fortalecendo e se materializando em mais três elementos: música (rap), arte plástica (graffiti) e a figura do dj. Em 1992, o Rio de Janeiro reage – só que agora em número sumário de adeptos – e, ao contrário de antes, a apresenta através do discurso geopolítico de jovens do subúrbio que vêem nela uma forma de cantar os sentimentos e indignações, contra uma sociedade discriminatória. Nomes como Consciência Urbana (aonde o rapper e ator Big Richard – Turma do Gueto – era líder), NAT, Poesia Sobre Ruínas, RRR, Damas do Rap, Filhos do Gueto, Gabriel, O Pensador e Geração Futuro (cujo MV Bill era líder), colaboram para a popularização, não apenas do nome, como também do seu conceito, representando uma entidade existente até os dias de hoje: a ATCON (Associação Atitude Consciente).
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