Descrever sobre tal assunto é manter-se sobe a responsabilidade de refletir aos leitores a importância da psicomotricidade no desenvolvimento psicológico e físico da criança. [BR]A psicomotricidade que poucos conhecem, visa apenas o estudo do ser humano através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. É interessantíssimo ressaltar que age na maturação, onde seu corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Retornando ao que foi dito no primeiro parágrafo, a psicomotricidade contribui para a formação da criança através dos automatismos adquiridos, chamados de reflexos condicionados, que ocorrem devido a aprendizagem e nos forma hábitos, que, quando bons, nos poupam tempo e esforço, porém se exagerados, eliminam nossa criatividade e nos deixam embotados. Os hábitos podem ser passivos (adaptação biológica ao seu ecossistema) ou ativos (comer, andar, tocar instrumentos, etc...). Os reflexos condicionados são produzidos desde as primeiras semanas de vida. Esses reflexos condicionados geralmente começam como atividade voluntária e depois, por já estarem aprendidos, são mecanizados.[BR]A Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.[BR
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